Começaram esta semana os primeiros trabalhos da pavimentação do novo Acesso Sul de Capivari de Baixo. As obras serão realizadas pela empresa Pavimentadora Alfa, vencedora da licitação, e devem ser concluídas em até 12 meses. O processo de preparação iniciou com a fixação das estacas delimitadoras e placa de sinalização.
Aguardada há anos no município, o novo acesso terá macrodrenagem, caixas coletoras, asfalto, calçadas, ciclofaixa, iluminação e sinalização horizontal e vertical. A via será uma extensão da rua João Ernesto Ramos e compreende ainda parte da avenida Paulo Santos Mello, que também receberá melhorias em breve.
Esta via será transformada em uma das principais da cidade, sendo também um novo acesso via BR-101, isto porque ligará a região central aos bairros Santo André, Alvorada, Paraíso e à rodovia federal, dando mais fluidez ao trânsito e segurança aos moradores.
“Com a nova ponte (Stélio Cascaes Boabaid) que ligará Capivari de Baixo-Tubarão, o fluxo de tráfego será ainda maior na região central da nossa cidade, por isso precisamos adequá-la, e é justamente isto que já estamos fazendo”, destaca o coordenador de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Mário Latrônico Júnior,
A rua João Ernesto Ramos recebeu quase 800 metros de asfalto em suas duas pistas de rolamento entre o fim de junho e o mês passado. Outro trecho, via bairro Santa Lúcia, deverá receber o mesmo pavimento no próximo ano. A base da Guarda Municipal, que fica bem no caminho da via, será demolida e o serviço realocado em outro ponto.
O município e a concessionária CCR Via Costeira, que administra o trecho Sul da BR-101, também tem discutido sobre as obras de construção de uma ponte sobre o rio Capivari na marginal da rodovia federal, bem próximo do Complexo Termelétrico, além de pavimentação asfáltica de um trecho desta marginal. Essas obras estão previstas no contrato de concessão da BR-101.