A ponte Osvaldo Westphal, conhecida como ponte do Carboni, em Braço do Norte, foi interditada por volta das 17h desta quarta-feira (4). A interdição deve ser de apenas três horas neste primeiro momento. A travessia liga os bairros Centro e Lado da União.
A decisão da Defesa Civil, Prefeitura e Polícia Militar se deve a possibilidade de risco, já que há um container sendo levado pela correnteza do Rio Braço do Norte. Outra preocupação é o aumento no volume do rio, que está acima do normal.
“O rio voltou a subir, então decidimos isolar para prevenir qualquer acidente. O acesso a Grão-Pará e ao Lado da União pode ser feito pela ponte Celso Kindermann, no Centro, por tanto, não há motivos para arriscar”, explicou o prefeito Beto Kuerten (PSD).
A Coordenadoria Regional da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE) foi notificada. Assim que a Defesa Civil considerar a passagem segura, o trânsito será liberado.
Situação em Braço do Norte
A Defesa Civil municipal alerta para o risco de inundações em alguns pontos do município. As áreas de probabilidade são os bairros Floresta (Loteamento São Matheus), Sertão do Rio Bonito, Bela Vista (margem do rio), Lírio Fornazza (São Basílio), Lado da União, Rua João Lino Manoel (Centro), Severiano Sombrio, Sete de Setembro, Avenida Getúlio Vargas, Bairro São Francisco de Assis e Avenida Jorge Lacerda (próximo ao córrego).
O município possui um Plano de Ação que contempla possíveis famílias desalojadas. Além disso, a Defesa Civil está trabalhando na prevenção de novos desmoronamentos com a distribuição e colocação de lonas. Também foram disponibilizadas equipes para a retirada de móveis
Uma nova reunião está marcada para a tarde desta quarta-feira com a presença do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Cerbranorte e Casan com o intuito de unificar as informações e traçar novos passos para o Plano de Ação.