Prefeitura de Tubarão e Defesa Civil determinam fechamento do comércio
Foto: Divulgação PMT

A Prefeitura de Tubarão publicou na manhã desta quarta-feira (4) o decreto de Situação de Emergência nas áreas do município afetadas por chuvas intensas. A administração municipal também determinou o fechamento de todo o comércio e outras atividades não essenciais após o meio-dia.

Outro decreto também suspendeu, no âmbito municipal, o atendimento presencial ao público, nos bancos e demais repartições privadas ou públicas. Supermercados, farmácias restaurantes e outros serviços essenciais estão mantidos.

A medida tem por objetivo preservar a segurança da população pelo risco de transbordamento do Rio Tubarão. Segundo dados da Defesa Civil, choveu aproximadamente 200 mm nas últimas 72 horas em Tubarão. Há ainda a previsão de mais 150 mm de chuvas ao longo desta quarta-feira.

O volume de água tem subido por conta das fortes chuvas nas cabeceiras do rio. O município já registra vários pontos de alagamentos. Dessa maneira, o prefeito Joares Ponticelli (PP) considerou prudente ter o maior número de pessoas possível fora de circulação na cidade.

A prefeitura de Tubarão está funcionando no período da tarde apenas com seus serviços considerados essenciais. Dentre eles, a Saúde, o Departamento de Comunicação, Cosip, Guarda Municipal e Trânsito.

Algumas Unidades Básicas de Saúde estão fechadas nesta quarta-feira (4), como as do KM 60, KM 63, Guarda, Bom Pastor, Mato Alto, Sertão dos Corrêa, Dehon, Revoredo e Humaitá. Outra medida tomada pela Fundação Municipal de Saúde se refere às vacinas de rotina e as contra a covid-19, cujas doses estão sendo recolhidas das salas e armazenadas em local seguro. Ficarão nas unidades apenas as vacinas contra a Influenza.

Além do comércio de rua, que fecha suas portas ao meio-dia, o Farol Shopping anunciou que também fechará as portas, às 15h, preservando assim seus colaboradores e o público. O Facilita Tubarão também fechou ao meio-dia.

A Pró-Vida informou que todos os serviços eletivos de seu complexo estão sendo fechados para o período da tarde, mantendo-se em funcionamento apenas o serviço de urgência e emergência no Pronto Atendimento.

A Unimed Tubarão também fechou os atendimentos na tarde desta quarta e durante esta quinta. Os agendamentos serão transferidos posteriormente. Diante desta situação ficam suspensas as cirurgias e exames eletivos até sexta-feira (6). O Pronto Atendimento segue funcionando. O Centro de Imagens da Unimed encontra-se fechado.

Além disso, também como medida de segurança, as autoridades pedem que a população evite permanecer nas pontes e passarelas para observar o comportamento do Rio Tubarão.

O Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) foi montado ainda na terça-feira (3) e conta com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Celesc, Polícia Penal, Guarda Municipal, Exército, Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal e Epagri.

::: Acompanhe mais informações sobre a situação das chuvas na região em nossa programação e na página da UNITV no Facebook.:::