Quatro novos membros tomam posse na Academia Tubaronense de Letras
Foto: Divulgação

Quatro novos acadêmicos foram empossados, na noite desta quinta-feira (14), na Academia Tubaronense de Letras (Acatul), entidade que congrega escritores da Cidade Azul. A solenidade foi realizada no salão de festas do Clube 7 de Julho, em Tubarão. Os escritores que se tornaram imortais são: Edla Zim, Joares Ponticelli, Maristela Patrícia Meneghel Bettiol e Maycon Vianna.

Edla Zim passa a ocupar a cadeira 08, que foi imortalizada como cadeira Miryam Maier Nunes. Edla escolheu como patronesse Carolina Maria de Jesus. A escritora é autora de livros infanto-juvenis. No ano passado lançou “O livro de Anita” no bicentenário da Heroína de dois mundos.

O prefeito de Tubarão Joares Ponticelli assumiu a cadeira 19, que foi imortalizada como cadeira Alberto Cargnin. Joares escolheu como patronesse Antonieta de Barros. Ele possui quatro livros publicados, sendo o último “Santa Catarina Estado Feminino”, lançado em 2021.

A poetisa Maristela Patrícia Meneghel Bettiol tomou posse na cadeira 21, que foi imortalizada como cadeira Lédio Rosa de Andrade. Maristella escolheu como patrono Carlos Drumond de Andrade. Em 2016, ela lançou o livro de poemas “Um olhar na esquina do tempo”.

Maycon Vianna passa a ocupar a cadeira 11, que foi imortalizada como cadeira José Ribamar Libânio da Silva. Ele terá como patrono Guimarães Rosa. Jornalista e professor, Maycon lançou recentemente o livro “Desafios da Redação”.

Os novos membros têm como padrinhos os acadêmicos Renata Dal-Bó, Murilo Medeiros, Mário Caporal e Maciel Brognoli, respectivamente.

Sobre a Acatul

Fundada em 29 de agosto de 2000, a entidade tem exercido importante papel no apoio e cultivo das letras de Tubarão. Criada por iniciativa de um grupo de 30 escritores tubaronenses, a Acatul tem como objetivo divulgar e valorizar a produção literária através da poesia e da prosa.

Os acadêmicos se reúnem uma vez por mês para discutir os projetos da Academia e trocar informações sobre a produção individual de cada um. Desde sua fundação, a Acatul é bastante ativa, incentivando a leitura e a escrita de jovens nas escolas e participando de eventos literoculturais no município.