A partir do dia 15 de março, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, através da Rede Santa Catarina inicia a sétima turma do Programa de Educação para Pessoas com Deficiência. A capacitação de carga horária total de 80 horas será oferecida de maneira totalmente online e gratuita.
As aulas serão promovidas de 2ª a 6ª, das 19h às 21h, com o objetivo de abrir as portas do mercado de trabalho para pessoas com deficiência (PCD). Para participar do projeto, que já capacitou mais de 120 pessoas em todo o Brasil, é necessário apenas ter mais de 18 anos e o laudo caracterizador.
O Ministério do Trabalho apontou que em 2019, dos 30 milhões de pessoas com deficiência no país em idade ativa, apenas 19 milhões possuíam um trabalho. Incluir essa população, muitas vezes marginalizada do mercado de trabalho, é fundamental para o auxílio da integração e convivência em sociedade, trazendo mais bagagem cultural para esse ser humano e também proporcionando maior empatia por parte de todos os membros da empresa.
Pensado para capacitar um profissional de maneira ampla e completa, abrangendo diversas habilidades necessárias para o mercado de trabalho, o programa é dividido em quatro módulos:
- Você no Ambiente de Trabalho;
- Língua Portuguesa Aplicada do Ambiente Empresarial;
- Informática Básica (Pacote Office);
- Técnicas administrativas.
Ao fim do curso, a Rede Santa Catarina oferece um certificado de conclusão e aproveitamento para os alunos que obtiverem ao menos 70% de presença, além da possibilidade de contratação em algum de seus hospitais espalhados em três estados do país. O término do curso não é garantia de contratação, mas é uma oportunidade, já que os currículos dos formandos são encaminhados para um cadastro da instituição.
“O curso oferece desenvolvimento para a vida, não só para trabalhar em nossa instituição. O aprendizado recebido pode ser utilizado em qualquer empresa. É muito gratificante acompanhar as turmas, as singularidades dos alunos e o envolvimento deles. Ao final de cada treinamento, fazemos uma cerimônia de formatura e é muito emocionante”, expõe Mariana de Oliveira, analista de Gestão de Pessoas da Rede Santa Catarina.