Educação finlandesa é tema de capacitação para professores da rede municipal de Tubarão
Foto: Divulgação PMT

Professores da rede municipal de Tubarão participam nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12), da formação docente Educação Finlandesa.

Neste primeiro dia da capacitação foi realizada uma Master Class, de 90 minutos, sobre as bases de educação finlandesa e a aprendizagem centrada no estudante, com os facilitadores Terhi Skaniakos, da Finlândia, e Leonardo Drummond, brasileiro, estudioso da educação finlandesa, doutorando na Finlândia.

A formação prossegue nesta quinta-feira (12), com um workshop de seis horas, sobre o alinhamento construtivo no planejamento de experiências de aprendizagem e a aprendizagem centrada no estudante, para 25 professores, que serão os multiplicadores no município.

O evento tem tradução simultânea e conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Fapesc e da Fundação Unisul.

“Certamente é uma iniciativa que vai nos inspirar, porque o que está dando certo, tem que ser reproduzido, desde que adaptado para cada realidade. A Finlândia tem muito a nos ensinar. Nós estamos ansiosos e com fome de aprendizado, pois, mesmo com todos os esforços e investimentos, precisamos melhorar os indicadores educacionais de nossa cidade, e a Finlândia é um grande exemplo a ser seguido”, afirmou o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, destacou que os estudantes finlandeses, de acordo com o PISA, estão no topo da educação mundial.

“É suas experiências reforçarão as iniciativas que já colocamos em prática por meio do projeto “Sucesso Na Escola, Na Vida e No Trabalho”, que objetiva revitalizar os principais fatores que influenciam a aprendizagem, como esforço, reforço, foco, método, famílias e disciplina, criado para reduzirmos a descomunal distância entre os investimentos na educação de Tubarão e o rendimento dos estudantes”, enfatizou.