Região teve mais de 200 mm de chuva e ventos de 86 km/h durante passagem de ciclone
Foto: Reprodução

A maioria dos municípios da região tiveram volumes de chuva acima de 100 mm nos últimos quatro dias. Os dados são de um levantamento da Epagri/Ciram, feito nas seis estações meteorológicas da região, considerando o acumulado entre a manhã de domingo (7) e a manhã desta quinta-feira (11). Em Tubarão, foi registrado 211 mm de chuva neste período.

Confira o volume por cidade:

  • Tubarão (Cetuba/Epagri) – 211 mm
  • Tubarão (Centro) – 197 mm
  • Gravatal – 186 mm
  • São Martinho – 155 mm
  • Imbituba – 149 mm
  • Jaguaruna – 148 mm
Imagem: Epagri/Ciram

A maior parte dessa chuva ocorreu entre a noite de terça (9) e manhã de quarta-feira (10), devido à atuação de um ciclone no mar, bem próximo da costa catarinense, resultando em vários pontos de alagamento e deslizamento de encosta em municípios catarinenses.

Conforme a Epagri/Ciram, nesse mesmo período, o ciclone também provocou intensas rajadas de vento. Na Amurel, os ventos chegaram a 86,8 km/h em Laguna, na noite de terça-feira (9).

Confira a velocidade máxima do vento na região:

  • Laguna – 86,8 km/h
  • Imbituba –73,7 km/h
  • Jaguaruna – 64,5 km/h

Nesta quinta-feira, o ciclone afasta-se da costa em direção ao mar e o sol volta a predominar em Santa Catarina, permanecendo no fim de semana. A previsão também aponta vento intenso e persistentes de sudeste e sul, com rajadas de 60 km/h a 80 km/h, mais fortes afastado da costa.

Mar muito agitado, com picos de 3,5 m a 4,5 m, sendo totalmente desfavorável e com risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Ocorrências

O ciclone que passou por Santa Catarina causou prejuízos em 51 municípios. De acordo com a Defesa Civil Estadual, a força do fenômeno também provocou rajadas de vento de 111 km/h em Urupema, na Serra. Em Bom Jardim da Serra, na mesma região, a velocidade máxima registrada foi de 108 km/h.

Os 51 municípios que registraram ocorrências são: Araquari, Araranguá, Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Balneário Rincão, Bombinhas, Bom Retiro, Brusque, Camboriú, Canelinha, Capivari de Baixo, Criciúma, Ermo, Florianópolis, Forquilhinha, Garuva, Governador Celso Ramos, Gravatal, Herval d’Oeste, Içara, Ipira, Itajaí, Itapema, Jaguaruna, Jaraguá do Sul, Joinville, Luiz Alves, Maracajá, Meleiro, Morro da Fumaça, Navegantes, Nova Veneza, Orleans, Penha, Pescaria Brava, Porto Belo, Rodeio, Sangão, Santo Amaro da Imperatriz, São Francisco do Sul, São João Batista, São João do Itaperiú, São João do Sul, Siderópolis, Sombrio, Timbó, Treviso, Tubarão, Turvo e Urussanga.