O 13º relatório de balneabilidade da temporada, divulgado nesta sexta-feira (4), pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), mostrou que dos 237 pontos analisados no estado, 162 estão próprios para banho, o que representa 68,4%. Na região, todos os pontos onde há coleta, estão próprios para banho.
As análises são feitas em 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte.
“Os critérios utilizados pelo IMA na análise de balneabilidade de Santa Catarina seguem a legislação instituída pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente. É uma metodologia segura, consagrada e realizada há mais de 40 anos no estado, além de ser aplicada em todos outros estados da federação que monitoram os seus balneários”, explica o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva.
Qualidade da água
Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Divulgação
O cronograma de coletas é divulgado antecipadamente e está disponível no site do IMA. Os resultados do monitoramento são atualizados automaticamente e podem ser conferidos na íntegra no site: balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura.