O primeiro relatório de balneabilidade do ano em Santa Catarina e o quinto da temporada de verão foi divulgado nesta sexta-feira (7) pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). A pesquisa é referente às coletas realizadas entre os dias 3 e 7 de janeiro e aponta que dos 231 pontos analisados, 160 estão próprios para banho no estado, o que representa 69,3%.
Na região da Amurel, o IMA identificou dois pontos impróprios para banho, ambos em Laguna: a Lagoa de Cabeçudas e a Prainha do Farol.
A Lagoa de Cabeçudas foi reprovada em todas as análises feitas pelo instituto na temporada de verão. Já no caso da Prainha do Farol, essa foi a primeira vez que o relatório aponta o local impróprio para o banho, já que nas demais ele havia sido aprovado.
As coletas são efetuadas em 27 municípios litorâneos, em mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte do estado. De acordo com o gerente de laboratório e medições ambientais do IMA, Marlon Daniel da Silva, a alta temporada é uma das épocas do ano com maior incidência de chuvas, o que pode contribuir para a impropriedade de alguns pontos.
“Grandes precipitações pluviométricas podem potencializar a impropriedade. Nas chuvas, além da elevação do lençol freático, ocorre a lavação das ruas, bem como das galerias e/ou valas ditas pluviais, que acabam chegando aos balneários e podem afetar diretamente a balneabilidade”, explicou.