Traçado do anel viário e Plano Diretor serão temas de audiência pública em Braço do Norte
Foto: Divulgação

Reivindicada há 30 anos, a implantação do anel viário em Braço do Norte continua em discussão. Uma audiência pública será realizada nesta quarta-feira (15) para debater a retificação de duas leis complementares e a revogação de outra legislação municipal que correspondem ao traçado do anel viário dentro do Plano Diretor.

A audiência está marcada para as 18h30, no auditório Luiz Antônio Weber, da Unisul, no bairro Rio Bonito. O encontro é promovido pela secretaria de Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo do município.

A andamento do projeto do anel viário está inviabilizado até o momento pela falta de acordo com os proprietários dos imóveis localizados no contorno das vias onde passaria a nova rodovia.

De acordo com a secretaria de Planejamento Urbano, menos de 19% dos proprietários dos terrenos foram favoráveis à desocupação para execução da obra sem ônus ao município. Diante da situação, a audiência será realizada para ouvir a população para que sejam feitas alterações no Plano Diretor e encontrar alternativas para o traçado do anel viário.

Atualmente, segundo o Plano Diretor, fica expressamente proibido, edificações numa faixa de 15 metros de cada lado do eixo do projeto do anel viário, que liga a rodovia estadual SC-438 à rodovia estadual SC-482.

Os recursos para a execução do projeto foram garantidos pelo ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) por meio do Plano 1000 no ano passado. No entanto, não há mais a garantia do repasse dos recursos, já que o atual governador Jorginho Mello (PL) suspendeu o Plano 1000.

Anel viário de Braço do Norte

O anel viário possuirá 8,27 quilômetros de extensão e ligará o município de Braço do Norte a Grão-Pará e Rio Fortuna, além da SC-370, com a construção de três pontes localizadas nas comunidades de Rio Bonito, Represa e Rio Pequeno. Só o projeto teve custo total de R$ 307 mil.

Será uma importante rota para o escoamento da produção e desvio do trânsito pesado no Centro de Braço do Norte, além de abrir precedentes para a criação de uma área industrial na cidade.

No ano de 2020 o projeto foi aprovado na Secretaria de Estado de Infraestrutura. A aprovação é considerada uma grande conquista, já que a superação desta etapa levou três anos e foram necessárias mais de 80 readequações no projeto.

Ainda em 2020 foi montada uma comissão com o apoio da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) para resolver a questão ambiental e também formalizar as doações dos imóveis que ficam às margens do local da construção.