Tubarão inicia atendimentos emergenciais para cães e gatos em situação de abandono
Foto: Ilustrativa/Pixabay

A prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação de Meio Ambiente (Funat), lançou nesta terça-feira (15), o serviço inédito de atendimentos emergênciais para cães e gatos em situação de abandono ou de rua que sofreram algum tipo de acidente ou doença que possa causar morte iminente. A iniciativa busca cumprir os dispositivos da Lei de Bem-estar Animal, criada em outubro do ano passado.

O atendimento clínico de emergência será prestado por uma empresa privada que se inscreveu por meio de credenciamento. Os custos de cada atendimento serão cobertos com recursos do Fundo do Bem Estar Animal. Nesse início de projeto, a clínica Petnautas foi contratada para realizar o serviço.

A oferta passa por duas condições essenciais: o animal em questão, cão ou gato, tem de estar em situação de rua ou de abandono e, principalmente, alguma pessoa deve se responsabilizar de entregar o animal no momento do resgate e de buscá-lo na clínica após a recuperação, como forma de evitar que o mesmo seja abandonado na clínica credenciada.

O município espera ampliar a oferta desse serviço a partir do credenciamento de outras empresas privadas.

“Recebemos só um credenciamento, mas acredito que outras clínicas veterinárias devam se interessar em participar dessa iniciativa. Estamos mobilizados nas demandas da causa animal, lançamos esse serviço de atendimento de emergência e no próximo dia 25 faremos o segundo mutirão de castração”, lembra o diretor-presidente da Funat Júlio César Ângelo Rodrigues.

Serviço

Clínica Petnautas: 3622-0656 (das 7h às 19h)

Funat – 3626-8727 (7h às 19h) e 98419-9507 (Plantão)

Em casos de maus tratos a animais: Polícia Militar no 190 ou Polícia Civil 3631-9494