A 5ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz de Santa Catarina, ocorreu na manhã desta quinta-feira (9) no Campo Demonstrativo da Copagro, no bairro Monte Castelo, em Tubarão. Em paralelo ao evento ocorreu também o 3º Dia de Campo da Copagro.
O encontro contou com a participação de produtores rurais e autoridades da região, além da presença do governador, Jorginho Mello. Durante a visita o governador falou sobre a importância e a força do estado, frente a produção de arroz.
“Estou aqui com muito prazer como governador para dizer que nós estamos juntos, nós apoiamos quem produz, quem trabalha. O estado de Santa Catarina é um estado diferenciado, um povo que trabalha, que não se entrega, é por isso que a gente vem prestigiar e aplaudir o trabalho que eles fazem,” ressaltou Jorginho Mello.
O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, também esteve no evento ao lado de outros prefeitos da região. Questionado sobre os últimos eventos climáticos, que afetaram os produtores da região, Joares mencionou que ainda pela manhã conversou com o governador sobre a situação.
“Falamos sobre Defesa Civil e um seminário que vamos realizar conjuntamente para debater ações mitigatórias, porque nós estamos em uma área de risco e a gente precisa implementar políticas e ações que possam mitigar um pouco os efeitos,” reforçou o prefeito.
Uma programação movimentada foi organizada no local do evento, com visitas a vitrines tecnológicas, exposições, palestras e consultoria técnica sobre as culturas de arroz, do milho, da soja e de forragens. Além disso, a Epagri também realizou o lançamento do Boletim Técnico do Arroz.
O principal objetivo do evento de acordo com o presidente da Copagro, Dionísio Bressan Lemos, é discutir e debater os problemas relacionados a produção e a socioeconomia da rizicultura.
“Nós temos problemas de custo de produção, temos problemas que nos impedem de acessar mercados internacionais, por falta de competitividade. São questões como essas que são discutidas e debatidas,” ressalta Dionísio.
A 5ª edição do evento no estado superou a expectativa dos organizadores, que esperavam em torno de 500 visitantes. De acordo com o coordenador do Programa Grãos da Epagri, Douglas Oliveira, uma das instituições responsáveis pelo evento, a preparação teve início há mais ou menos um ano.
“Para que hoje o agricultor chegue aqui nesse dia e veja no campo tecnologias. É um momento também de celebração, mas de aprendizado, então o campo produtor hoje pode ver as tecnologias mais recentes da agricultura, que são ofertadas para o aumento de produtividade,” explica o coordenador.
Conforme a Epagri, a qualidade da semente de arroz irrigado produzida em Santa Catarina é reconhecida como a melhor do Brasil. Cerca de 40% das sementes de arroz produzidas no estado são exportadas para diferentes regiões brasileiras.
Segundo o Boletim Agropecuário publicado em janeiro pela Epagri/Cepa, Santa Catarina deve produzir 1.238.587 toneladas de arroz na safra 2022/23, um pequeno recuo de -1,07% em relação ao ciclo anterior. A produtividade deve ser de 8.424Kg por hectare, uma redução de -0,71% em relação à safra passada, quando esteve acima da média.