Na próxima quinta-feira (9) produtores e lideranças do agronegócio catarinense se reunirão em Tubarão, para a 5ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz de Santa Catarina. Um evento de demonstrações de culturas e de produtos, palestras e discussões sobre a cultura do arroz irrigado e um Dia de Campo, com vitrines tecnológicas de outras culturas como milho, soja e forragens.
A recepção aos participantes inicia às 7 horas, quando começam a ser organizados os grupos de visitas às vitrines tecnológicas, no Campo Demonstrativo da Copagro. Para essas visitas os participantes estão se inscrevendo através de formulário disponibilizado pelos organizadores, mas também poderão se inscrever no local.
Haverá disponibilidade para mais de 20 grupos com até 30 participantes que cumprirão um roteiro guiado pelas estações, quando trocarão experiências e receberão informações acerca das culturas demonstradas.
Às 10h15, no espaço de convivência e exposições do evento, acontece a palestra “Aspectos Socioeconômicos da Rizicultura no Brasil”, proferida pelo economista do sistema FARSUL, Antônio da Luz.
Em seguida ocorre a solenidade oficial da Abertura da Colheita do Arroz de Santa Catarina, com pronunciamentos dos representantes dos organizadores e de autoridades. O governador do estado, Jorginho Mello, confirmou presença na solenidade, assim como lideranças da cadeia produtiva do arroz e do agronegócio catarinense.
Durante a abertura, em um campo de arroz próximo ao pavilhão, ocorre a primeira colheita do cereal, que terá a participação de convidados e autoridades.
Durante a solenidade a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI, uma das organizadoras do evento, lançará o mais novo Boletim Técnico da cultura do arroz irrigado de Santa Catarina. No documento estarão os resultados das mais avançadas pesquisas do setor e toda a experiência prática que a EPAGRI agrega ao longo dos anos nesta cultura.
Um almoço com pratos a base de arroz será servido aos participantes no encerramento do evento, junto à feira que contará com exposições demonstrações de produtos, de máquinas e de equipamentos.
Para o coordenador do Programa Grãos da Epagri, Douglas Oliveira, o evento é de suma importância para os integrantes da cadeia produtiva do arroz em Santa Catarina.
“É um momento especial para festejar a colheita de mais uma safra, mas igualmente, para discussão e reciclagem sobre a produção deste cereal, que é uma das principais fontes de alimento do Brasil”, destaca Douglas.
O presidente da Cooperativa Agropecuária de Tubarão – organizadora do evento, Dionísio Bressan Lemos, está otimista quanto ao sucesso do evento.
“O Brasil é o maior produtor de arroz fora da Ásia e Santa Catarina o segundo estado que mais produz arroz no Brasil, por isso estamos orgulhosos de sediarmos este evento que é o maior fórum de discussão desta cultura no estado”, explica Dionísio.
Cultura do arroz em SC
Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul, e o estado com maior média de produtividade do país.
De acordo com o mais recente boletim agropecuário emitido pela EPAGRI (dezembro/2022), a safra de arroz 2022/2023 teve o plantio iniciado em meados de agosto, especialmente na região do Litoral Norte, onde inicia mais cedo, com o intuito de colheita de soca (produto com cultivo em tempo menor).
A estimativa atual da safra aponta para estabilidade de área, em relação ao ano anterior, em torno de 147 mil hectares. Os campos de arroz em solo catarinense deverão produzir na safra 2022/2023, em torno de 1.230.000 toneladas do cereal.