Na segunda sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Tubarão, nesta segunda-feira (14), os vereadores apresentaram em conjunto um projeto de decreto legislativo que concede o título de ‘Cidadão Tubaronense’ ao Bispo da Diocese de Tubarão, agora administrador diocesano, Dom João Francisco Salm.
“A participação do Bispo na nossa diocese foi fundamental para todos. Dom João sempre foi acolhedor com todos e não seria justo apenas desejar sucesso na nova missão. Todos os vereadores decidiram homenageá-lo, como agradecimento”, justifica o presidente da Câmara, Luiz Gonzaga dos Reis.
O projeto de decreto foi apresento e agora segue o trâmite interno, para depois ser aprovado em plenário e definir uma data para entrega do título.
A saída de Dom João acontece depois de ele ter sido nomeado, em janeiro deste ano, como bispo da Diocese de Novo Hamburgo (RS). Dom João foi o escolhido do Papa para substituir Dom Zeno Hastentenfel, que havia solicitado renúncia, em junho do ano passado.
Dom João Francisco Salm foi nomeado bispo de Tubarão no dia 26 de setembro de 2012. Foi ordenado bispo em 24 de novembro de 2012, na Catedral de Tubarão, assumindo o lema “Ide para a vinha”.