Reforçando o alerta em um momento histórico, a próxima semana será importante para o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas, com a realização do XV Seminário da Enchente de 1974.
O encontro, aberto ao público, ocorrerá a partir das 8h30 do dia 25 de março, na sede da Amurel. O evento, alusivo aos 50 anos da trágica enchente do rio Tubarão, contará com a presença de deputados e secretários estaduais, estando aberto ao público em geral.
A repórter Isabel Silva conversou com o vereador Maurício da Silva, criador da lei 3289/2009, que intensifica a mobilização para a prevenção e reações eficientes a outros possíveis desastres naturais. Confira detalhes no vídeo.
Programação do Seminário
Em um primeiro momento, o secretário-executivo do Comite Tubarão e Complexo Lagunar, Rafael Marques, contará a história das inundações do Rio Tubarão. Posteriormente, haverá a posição da Comissão de Acompanhamento dos Projetos de Contenção de Cheias, com seu coordenador, Claudemir Souza dos Santos, juntamente com o presidente do Comitê, Woimer José Back.
Em seguida, haverá a manifestação dos representantes do Governo do Estado e os deputados estaduais da Bancada Sul farão o uso da palavra. Por fim, o secretário de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, Diego Goulart, apresentará o Plano de Contingência do município.
A enchente
O dia 24 de março de 1974 ficou na história de Tubarão, por conta da maior enchente do século XX registrada no município. Diante da quantidade de chuva, os rios transbordaram e a água tomou conta da cidade e invadiu empresas, comércios e residências.
Muitas pessoas, inclusive, precisaram se abrigar nos telhados das casas em busca de resgate, ou na Catedral Diocesana e, infelizmente, a tragédia deixou inúmeras vítimas.