Nesta segunda-feira (8), as Câmaras de Vereadores de Tubarão e Capivari de Baixo vão decidir se aceitam o processo de impeachment dos prefeitos Joares Ponticelli (PP) e Vicente Corrêa Costa (PL). Ambos foram presos na Operação Mensageiro em fevereiro.
Na última semana, em Tubarão, o pedido de impeachment de Joares Ponticelli e do vice-prefeito Caio Tokarski (União Brasil) foram rejeitados. Enquanto quatro vereadores votaram a favor, outros 11 foram contra a cassação dos governantes. São necessários oito votos para o processo ter início na Cidade Azul.
Por sua vez, os vereadores de Capivari de Baixo irão julgar duas denúncias contra Vicente Corrêa Costa, sendo uma apresentada por Cariny Elisabety Mendes Figueiredo e a outra pelo advogado Samuel Custódio de Oliveira Neto. Para que o processo tenha início, são necessários seis votos na Câmara.
Vicente Corrêa Costa foi preso no dia 2 de fevereiro pelo GAECO, enquanto Joares Ponticelli e Caio Tokarski foram presos no dia 14. A Operação Mensageiro investiga diversos prefeitos de Santa Catarina. Joares, Vicente e Caio são suspeitos de integrarem um esquema criminoso que favorece empresa de saneamento na prestação de serviços dos municípios.