Lula e Xi Jinping discutem comércio e união contra protecionismo dos EUA
Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, na noite desta segunda-feira (11), com o presidente da China, Xi Jinping. Durante cerca de uma hora, os líderes reforçaram a intenção de ampliar a cooperação comercial e diplomática entre os dois países, em meio ao aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos.

Segundo a agência de notícias chinesa Xinhua, Xi destacou o interesse de Pequim em fortalecer a “unidade e autossuficiência” entre os países do Sul Global, defendendo oposição ao unilateralismo e ao protecionismo. Ele também afirmou que a China apoia o Brasil na defesa de sua soberania e dos interesses legítimos dos países em desenvolvimento.

Lula e Xi ressaltaram a importância do G20 e do Brics na defesa do multilateralismo e no avanço de consensos no Sul Global. Em nota, a Presidência brasileira informou que os dois se comprometeram a ampliar a parceria para áreas como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites.

A conversa ocorre em meio à guerra comercial iniciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que elevou tarifas sobre produtos de diversos países. No caso do Brasil, a taxa subiu para 50% no início de julho, afetando 35,9% das exportações para o mercado norte-americano. O governo brasileiro prepara um plano de contingência para apoiar os setores mais atingidos.

Na ligação, Lula também tratou da exportação de pé de frango para a China, após a retomada do status de país livre de gripe aviária. O país asiático é o maior comprador de carne de frango brasileira.

Os dois líderes ainda abordaram o cenário internacional, incluindo a guerra entre Rússia e Ucrânia, e a participação chinesa na COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). Xi confirmou que enviará uma delegação de alto nível para o evento.