Operação Mensageiro leva 12 prefeitos de Santa Catarina a se tornarem réus

Em um desdobramento da Operação Mensageiro, deflagrada em 6 de dezembro de 2022, que visa combater um suposto esquema criminoso no setor de coleta e destinação de lixo em Santa Catarina, 12 prefeitos já foram denunciados e se tornaram réus até o dia 27 de julho. A ação é conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e já contou com quatro fases.

Os prefeitos presos e agora respondendo a processo são os seguintes:

  1. Adriano Poffo – prefeito de Ibirama;
  2. Luiz Carlos Tamanini – prefeito de Corupá;
  3. Felipe Voigt – prefeito de Schroeder;
  4. Adilson Lisczkovski – prefeito de Major Vieira;
  5. Armindo Sesar Tassi – prefeito de Massaranduba;
  6. Deyvison Souza – prefeito de Pescaria Brava;
  7. Vicente Corrêa Costa – prefeito de Capivari de Baixo;
  8. Luiz Henrique Saliba – ex-prefeito de Papanduva;
  9. Joares Ponticelli – ex-prefeito de Tubarão;
  10. Marlon Neuber – prefeito de Itapoá;
  11. Antônio Rodrigues – prefeito de Balneário Barra do Sul;
  12. Antônio Ceron – prefeito de Lages.

A Operação Mensageiro teve início em 6 de dezembro de 2022 e já passou por quatro fases distintas. Na primeira etapa, quatro prefeitos foram presos, um deles durante uma viagem oficial em Brasília. Em seguida, na segunda fase, dois prefeitos também foram detidos. A terceira etapa resultou na prisão do prefeito de Tubarão e de seu vice. Por fim, na quarta fase, foram presos oito prefeitos.

As investigações conduzidas pelo MPSC tiveram início após denúncias sobre a suspeita de um esquema criminoso, acompanhamento de entregas de dinheiro e rastreamento de celulares. A operação tem como objetivo desarticular o suposto esquema de corrupção e irregularidades na área de coleta e destinação de resíduos sólidos em diferentes municípios catarinenses.

As defesas dos prefeitos denunciados têm se manifestado por meio de notas oficiais, alegando inocência e afirmando confiar no Poder Judiciário para esclarecer os fatos e provar a total inocência de seus clientes. Os advogados também reiteram a convicção de que os prefeitos serão plenamente absolvidos de todas as acusações feitas pelo Ministério Público de Santa Catarina.

Não fique de fora do que está acontecendo na sua região, entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC