A cidade de Capivari de Baixo está enfrentando um aumento na incidência de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika. Durante uma varredura realizada por agentes de endemias e comunitárias de saúde, foram encontrados dois novos focos do mosquito em um raio de 300 metros a partir do foco inicial, detectado na quinta-feira (23) no Centro da cidade. O resultado laboratorial das larvas coletadas e enviadas para análise confirmou a presença de mais um foco na região.
A segunda varredura, que começou no dia 27 de janeiro, foi concluída nesta manhã, e o laboratório confirmou um terceiro foco da infestação no meio da tarde do dia 28. Os focos subsequentes foram encontrados em residências, enquanto o primeiro foi detectado em uma armadilha instalada pelos agentes. O prefeito Claudir Bitencourt se mostrou preocupado com o aumento do número de focos e fez um apelo à população para que colabore no combate à proliferação do mosquito. Ele ressaltou a importância da ação coletiva, já que o controle depende de cada morador eliminar possíveis criadouros em seus quintais.
Na quarta-feira (29), os agentes retornaram a campo para a terceira varredura, com o objetivo de identificar novos focos e evitar que o problema se agrave. O município de Capivari de Baixo já tem 74 armadilhas espalhadas por residências, empresas e comércios, sendo monitoradas semanalmente. Além disso, 12 pontos estratégicos como borracharias, cemitérios e ferros-velhos também são monitorados regularmente para identificar possíveis criadouros do mosquito.
A prevenção contra a proliferação do Aedes aegypti é essencial, e as principais orientações são: evitar o acúmulo de água em depósitos e recipientes, fazer a limpeza de calhas e piscinas, manter a caixa d’água sempre fechada e eliminar qualquer objeto que possa acumular água parada, como pratinhos de plantas e pneus.
Em 2024, sete focos foram encontrados e todos foram descartados. A população pode fazer denúncias relacionadas ao combate ao mosquito diretamente na Ouvidoria do município, por meio do portal oficial ou pelo e-mail: ouvidoria@capivaridebaixo.sc.gov.br.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.
