Com o objetivo de intensificar as medidas de controle e prevenção à dengue, Capivari de Baixo e Tubarão realizam ações educativas voltadas ao combate do Aedes aegypti. Nesta semana, as equipes do Núcleo de Combate a Endemias do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) e da Vigilância Epidemiológica de Tubarão, registraram aumento no número de focos do mosquito, subindo de 325 para 329.
As equipes da Cidade Azul realizam nas escolas municipais, durante esta semana, uma mobilização que tem por objetivo sensibilizar alunos e professores quanto à importância de se eliminar todo tipo de criadouro que acumule água, de modo a se controlar os focos do Aedes aegypti. “Somente juntos conseguiremos diminuir o número de focos e, por consequência, mantermos baixos os níveis de atendimentos médicos e/ou internações”, explica o coordenador o núcleo Hélio de Oliveira Júnior .
Nesta sexta-feira (22), a partir das 10 horas, haverá uma palestra no quartel da 14ª Companhia de Engenharia de Combate de Tubarão, em ação que dá prosseguimento à campanha.
Em Capivari de Baixo, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, realizará um pedágio educativo neste sábado (23), a partir das 8 horas, em frente ao Ginásio Municipal Juan Manuel dos Santos. Durante o pedágio, equipes de saúde distribuírão materiais informativos e realizarão ações de prevenção.
A campanha prossegue com ações nas escolas, visitas de Agentes de Saúde, distribuição de materiais informativos e mobilização comunitária para eliminar criadouros do mosquito.
A população deve fazer a sua parte
- Uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;
- Remoção de recipientes nos domicílios que possam se transformar em criadouros de mosquitos;
- Vedação dos reservatórios e caixas de água;
- Desobstrução de calhas, lajes e ralos.
Sinais e sintomas
Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno.
Tratamento
- Repouso;
- Ingestão de líquidos;
- Não se automedicar e procurar imediatamente o serviço de urgência em caso de sangramentos ou surgimento de pelo menos um sinal de alarme;
- Retorno para reavaliação clínica conforme orientação médica.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.