No Dia Mundial de Conscientização do Autismo municípios realizam ações em escolas
Foto: Divulgação/Prefeitura de Gravatal

Capivari de Baixo, Gravatal e Tubarão, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, realizaram nesta terça-feira ações que reforçam o compromisso com a educação especial. No Brasil, segundo o Censo Escolar 2023, divulgado em 22 de fevereiro de 2024, são 636 mil alunos com Transtorno Espectro Autista (TEA) matriculados em escolas comuns. Para se ter uma ideia, em apenas um ano, o aumento foi de 48%, em relação aos 429 mil alunos, em 2022.

No mundo, o número de diagnósticos de autismo também aumenta de forma acelerada. Levantamento do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos mostrou que, se nos anos 1970 o número de diagnósticos de TEA estava na faixa de 1 para cada 10 mil crianças, em 1995 já havia pulado para 1 em cada 1.000 e continuou crescendo aceleradamente, até chegar a 1 a cada 59 em 2018 e 1 a cada 36 em 2023.

Em Capivari de Baixo, o aluno Vinícius Farias Bitencourt, de 4 anos, diagnosticado com TEA, esteve nesta terça-feira (2), na secretaria municipal de Educação, acompanhado da equipe multifuncional da Escola Municipal Stanislau Gaidzinski Filho, Eliete Furnaletto Martins e Rosiane Santos e da mãe Jessica Farias da Silva, e da mãe Jéssica farias da Silva. No encontro, com a secretária de Educação Marinélia Bonelli Fernandes, a equipe apresentou a superação dos obstáculos diários e destacou o relacionamento da família com a escola – fundamental para o processo de aprendizagem dos estudantes com TEA.

Uma roda de conversa entre equipe de especialistas da Apae de Gravatal, diretores da Rede Municipal de Ensino e equipe pedagógica da secretaria de Educação, além de atividades em sala de aula com os alunos, marcaram o início da Semana de Conscientização do Autismo.

Nas escolas, nesta terça-feira (2), atividades lúdicas foram realizadas. Na Escola Joaquim Cardoso de Aguiar, os alunos foram orientados sobre a conscientização do autismo, relatando o que é, a as diferenças e questionado se alguma criança conhecia alguém com autismo. além disso, professores conversaram sobre respeito e empatia que os colegas devem ter entre si.

Em Tubarão, para marcar a data, a Escola Faustina da Luz Patrício realizou o lançamento do projeto de revitalização da sala de recursos de atendimento educacional especializado.

A repórter Isabel Silva participou do evento e conta detalhes no vídeo, com imagens de Marllon Luz.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.