A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto. Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.
Jaguaruna mais uma vez é destaque e, tornou-se referência, com o projeto de Combate à Obesidade Infantil da secretaria Municipal de Saúde. Apresentado como case no Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, em Florianópolis, foi reconhecido como uma experiência exitosa.
O projeto, realizado junto às escolas e secretaria de Educação, busca identificar e prevenir a obesidade infantil entre os escolares através da avaliação de peso/altura, das atividades de educação nutricional e do atendimento individual dessas crianças.
O andamento do trabalho, assim como o apoio das escolas e das famílias é de importância crucial no combate à condição da obesidade na infância, na prevenção de doenças consequentes do excesso de peso e na promoção de hábitos alimentares saudáveis nessa geração.
O projeto, que neste ano já foi premiado na 5ª Mostra Catarinense “BRASIL, AQUI TEM SUS” do 8º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, e foi à apresentação nacional na 18ª Mostra Brasil aqui tem SUS no XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Goiânia, leva a experiência de Jaguaruna como modelo a outros municípios no país.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.