Covid-19: Tubarão registra 370 casos e três óbitos no primeiro bimestre de 2024
Foto: Divulgação

A Covid-19 domina os casos de infecções respiratórias notificados em Santa Catarina. Segundo o boletim InfoGripe da Fiocruz, o coronavírus representa quase 70% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2024. Em Tubarão, conforme a Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram registrado no primeiro bimestre deste ano, 370 casos positivos e três óbitos. No último dia 3, mais uma morte foi registrada. Em janeiro foram 87 casos de Covid-19 e em fevereiro, 283, o que representa um aumento de 325%.

O estado de Santa Catarina registrou um aumento de 156% no número de casos de Covid-19 no último mês em comparação com o mês de janeiro do mesmo ano. Dados do painel estadual mostram que no último mês foram notificados 9.441 casos da doença, enquanto no mês de janeiro foram 3.680. Com relação aos óbitos houve uma redução, um total de 24 em janeiro e 19 no mês de fevereiro.

“Apesar dessa alta de casos não estamos mais diante daquele cenário que vivemos em 2020, 2021, quando registrávamos um elevado número de casos e mortes pela doença, mas o coronavírus continua circulando. Então, devemos manter as medidas de prevenção”, destaca o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), João Augusto Brancher Fuck.

No caso das quatro mortes registradas na Cidade Azul neste ano, todos eram homens: 02/01/24 – 78 anos; 08/02 – 86 anos; 13/02 – 95 anos e 03/03 – 47 anos.

Vacinação

Sobre a vacinação, é importante saber que, com duas doses, a pessoa é considerada imunizada, desde que não pertença aos chamados grupos de risco – imunossupressores, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da área da Saúde.

Caso faça parte deste grupo, são necessárias outras doses: para os idosos (60 anos ou mais), as gestantes, as puérperas e os pacientes imunodeprimidos a cada seis meses; enquanto pacientes com comorbidades e trabalhadores da Saúde, a cada ano. Ressalta-se que estas doses de reforço são da vacina bivalente, ou seja, aquela que já cobre as variantes mais recentes do coronavírus.

De acordo com a FMS a procura pela vacina contra a Covid-19 está extremamente fraca na cidade, mesmo com o imunizante incluído no calendário de vacinas de rotina aplicado em crianças até os cinco anos de idade.

Prevenção

Para prevenir a doença é importante lavar as mãos com frequência com água e sabão ou utilizar álcool em gel; evitar tocar olhos, nariz e boca; manter ambientes ventilados; evitar contato próximo com outras pessoas em caso de sintomas respiratórios e, principalmente, cumprir o isolamento em caso positivo.

Isolamento

De acordo com a DIVE, o isolamento de pessoas positivas para Covid-19 é uma recomendação. A pessoa infectada deve permanecer isolada por pelo menos cinco dias, podendo sair do isolamento no sexto dia em caso de teste negativo. Caso não tenha possibilidade de realizar um novo teste, o isolamento deve continuar até o sétimo dia, podendo sair no oitavo dia, caso não haja mais sintomas. Pessoas que permanecem com sintomas devem cumprir isolamento até o décimo dia.

Números em Tubarão

2020 – cerca de 14 mil casos, com 179 mortes.

2021 – mais de 11 mil exames confirmados, para um total de 302 óbitos.

2022 – 16.530 casos confirmados, que resultaram em 70 óbitos.

2023 – 3.674 notificações, com 14.852 testes realizados, dos quais 1.712 foram confirmados, e que, ainda, resultaram em 14 mortes.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.