Especialistas fazem alerta sobre o consumo excessivo de álcool no fim de ano
Foto: Divulgação

O fim de ano é uma época propícia para comemorações. Mas isso acende um alerta para o consumo de bebidas alcóolicas em excesso. O principal afetado, é o aparelho digestivo.

A irritação que o álcool causa pode aumentar as chances de desenvolver úlcera, gastrite, azia e outros problemas. Apesar de parecer inofensivo para o corpo, esse excesso pode causar sérios problemas à saúde.

“As pessoas que vão ingerir bebida alcóolica têm que se controlar. Às vezes um excesso em uma oportunidade pode ser até pior do que aquele que acaba ingerindo todos os dias. Podemos encontrar casos de inflamação do pâncreas provocada por um excesso de bebida pontual”, explica o médico de Tubarão, Dr. Lawrence de Luca Dias.

O médico explica que beber nessas confraternizações não é uma sentença para esses problemas. A regra é manter o equilíbrio, por isso, é preciso tomar alguns cuidados.

“Além de controlar a quantidade de bebida, é preciso ter condições de beber. A pessoa precisa estar hidratada, seguir tomando medicamentos de uso contínuo caso faça uso. Mesmo assim, a bebida em excesso muito provavelmente vai causar problemas, não há o que fazer. Recomendamos, sempre, a moderação”, finaliza Dr. Lawrence.

Além da orientação de beber bastante água, é preciso repousar no dia seguinte, para dar tempo de o sistema digestivo se recuperar.

Por isso, nada de exercícios muito pesados, comidas muito gordurosas, ou de ingerir mais álcool.