Pacientes não comparecem em 30% das consultas marcadas com especialistas
Foto: Ilustrativa

A Fundação Municipal de Saúde de Tubarão divulgou um dado preocupante sobre os pacientes que marcam consultas pelo SUS e não comparecem. Neste ano, entre janeiro e agosto, foram disponibilizadas 21.536 consultas, dessas, 6393 pacientes não compareceram, um percentual de 29,69% de consultas marcadas em vão.

A fundação pede para que os pacientes tenham cuidado com esta questão. Segundo eles, deixar horário marcado e não comparecer acaba prejudicando outros pacientes que, em virtude da falta de horários, acabam não conseguindo atendimento.

“Se não existe a intenção de comparecer, não marque a consulta ou, caso se consulte antes, avise a rede municipal para que aquele horário que você marcou seja liberado para outra pessoa que necessite”, afirma a pasta, em nota.

Os dados divulgados são referentes às consultas com especialistas que atendem na rede municipal, ou seja, não entraram no levantamento as consultas realizadas fora da cidade, via Tratamento Fora do Domicílio (TFD), e nem as marcadas com clínico geral, realizadas nas Unidades Básicas de Saúde.