A prefeitura de Gravatal está intensificando as ações de combate à dengue este sábado (15), está marcado como o Dia D de Combate à Dengue. De acordo com a Secretaria de Saúde local, serão 26 agentes de saúde e dois agentes de combate a endemias realizando visitas domiciliares em todo o município, das 8h às 12h.
A campanha é uma ação importante para alinhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3) propostos pelo Pacto Global da ONU, que têm como foco a promoção da saúde e do bem-estar, com a meta de acabar com doenças tropicais negligenciadas como a dengue. É importante ressaltar que os municípios vizinhos a Gravatal já registraram casos da doença, e que Santa Catarina tem 20 mil focos do mosquito em 209 municípios, de acordo com dados divulgados pelas autoridades de saúde.
Além disso, até o momento, já foram confirmados 1.731 casos de dengue em Santa Catarina, e o estado soma 4 mortes pela doença em 2023, sendo três mulheres e um homem, todos adultos, as vítimas foram registradas nos municípios de Florianópolis, Joinville e Palhoça.
Diante deste cenário, a secretária de Saúde de Gravatal, Maria Calegari, alerta que é preciso que todos fiquem atentos e colaborem com os profissionais que estão atuando na campanha, para que a doença não chegue no município. A prevenção é a melhor forma de combater a dengue e evitar a proliferação do mosquito transmissor.