Ações de combate à dengue são intensificadas em Tubarão
Foto: Divulgação

Com o acúmulo de água registrado por causa das chuvas que atingiram a região no início do mês, algumas doenças começaram a gerar preocupação nos municípios, dentre elas, a dengue. Tubarão já registra dois casos de dengue autóctones, ou seja, que foram contraídos dentro do próprio município.

Uma das preocupações após as chuvas, segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão (FMS), Daisson Trevisol, é com os objetos que podem ser esquecidos com água parada.

“Acaba evoluindo um pouco a transmissibilidade, principalmente na questão da quantidade de mosquitos que se procriam. Antes também existia o mosquito, mas a diferença dos outros anos para este, é que agora a doença já circula por aqui”, explica.

Em Tubarão, medidas para evitar o avanço dos casos já estão sendo tomadas, como: contratação de agentes de endemias, para ampliar o número de armadilhas para o mosquito; criação de um grupo para tratar das ações relacionadas à dengue, e capacitação dos profissionais.

Cuidados

A população também pode contribuir para evitar a dengue tomando alguns cuidados básicos em casa. O principal deles, é evitar todos os recipientes que possam acumular água parada.

“O grande problema nesse período de inverno são as piscinas com água parada, é preciso colocar pelo menos produtos para se fazer a limpeza dela, caixas d’água sem tampa e plantas”, explica Daisson.

Em Tubarão, uma outra preocupação são os lixos que estão sendo jogados próximo ao Rio Tubarão, ou em terrenos baldios, e que acabam sendo um local propício para a proliferação do Aedes Aegypti.