Equipes do Programa de Combate à Dengue de Laguna identificaram o primeiro foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em 2025. Dez larvas foram encontradas em uma armadilha localizada no bairro Progresso.
“Após a confirmação, realizamos a delimitação de foco, inspecionando imóveis em um raio de 300 metros. Essa ação abrangeu parte dos bairros Progresso, Esperança e Campo de Fora, com o objetivo de orientar a população e eliminar possíveis criadouros do mosquito”, explica Mathiê Rossini Corrêa, coordenadora do Programa de Combate à Dengue.
A coordenadora destaca a importância da colaboração da comunidade ao receber as visitas dos agentes de endemias. “Concluímos o primeiro trabalho de delimitação e voltaremos em dois meses para nova varredura na área”, completa.
Rotinas de inspeção
As equipes de vigilância mantêm inspeções regulares em armadilhas estratégicas e pontos críticos em todo o município, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos. Esses locais são monitorados semanal ou quinzenalmente.
“Também investigamos denúncias recebidas pela ouvidoria e realizamos ações educativas. Sempre que há registro de casos suspeitos de dengue ou doenças relacionadas ao Aedes aegypti, intensificamos a pesquisa vetorial”, afirma Mathiê.
Como denunciar
Denúncias sobre possíveis criadouros podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Epidemiológica: 92000-7483, ou diretamente na sede do programa, localizada na Rua Barão do Rio Branco, no Centro.
Registros anteriores
Em 2024, o município registrou 10 focos do Aedes aegypti nos bairros Cabeçuda, Progresso, Esperança e Portinho.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.