Profissionais de saúde de Tubarão e da região concluíram nesta semana um curso de capacitação em cuidados paliativos, para melhorar o atendimento de pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS). A capacitação foi elaborada pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), e participaram 150 profissionais.
No total, foram 50 vagas para colaboradores do HNSC e outras 100 para a rede de atenção oncológica da região, permitindo aos municípios atuar com mais segurança, humanização e eficiência, fortalecendo a rede de assistência.
O curso teve a duração de seis meses e abordou mais de dez disciplinas direcionadas aos principais assuntos e temas em cuidados paliativos no paciente oncológico.
Segundo a coordenadora do curso, Ariane Scotti de Almeida, o projeto possibilitou o investimento em educação continuada para a atualização, adequação e qualificação da equipe multidisciplinar com impacto direto na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos a estes pacientes e na intensificação do atendimento em rede pela atenção oncológica.
“A qualificação da equipe vai proporcionar um atendimento mais assertivo, com excelência, qualidade, humanização e segurança, oferecendo mais qualidade de vida e garantia dos diretos dos pacientes. Possibilitará ainda, o acompanhamento da doença com conhecimento científico, uma vez que durante a formação acadêmica o tema não é aprofundado para garantir a eficiência da prática assistencial, necessitando assim de especialização na área”, pontua.