Santa Catarina atende meta de vacinação contra o sarampo e não registra casos desde 2021
Foto: Ricardo Wolffenbuttel/SECOM

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina celebra um avanço importante na proteção da população contra o sarampo, doença altamente contagiosa e potencialmente grave. Nos últimos dois anos, o Estado atingiu a meta de vacinação de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde, com a aplicação da vacina tríplice viral, que também previne caxumba e rubéola.

Em 2023, o índice vacinal foi de 96,52%, e os dados preliminares de 2024 indicam que 98,07% das crianças de até 1 ano estão imunizadas. Esses números superam a meta, que visa garantir a imunidade coletiva e prevenir novos surtos.

João Augusto Fuck, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES, atribui o sucesso da vacinação à mobilização dos profissionais de saúde, campanhas de conscientização, ampliação dos horários de vacinação, busca ativa de não vacinados e mutirões. “O sarampo é uma doença prevenível por vacina, que faz parte do calendário nacional de imunização. A vacinação é uma das principais formas de prevenção de diversas doenças, e somente com elevadas coberturas vacinais conseguiremos manter o controle epidemiológico”, destaca.

A melhora na cobertura vacinal no Brasil também contribuiu para a revalidação do certificado de eliminação do sarampo, conquistado em 2024, após ter sido temporariamente perdido em 2018 devido a fatores como a queda nas taxas de vacinação e o intenso fluxo migratório de países vizinhos.

Índice de vacinação da Tríplice Viral em SC nos últimos anos

  • 2019: 96,12%
  • 2020: 87,63%
  • 2021: 87,56%
  • 2022: 94,96%
  • 2023: 96,52%
  • Até Outubro de 2024: 98,07%

Tríplice Viral: proteção completa e gratuita

A vacina tríplice viral, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), é recomendada em duas doses, aos 12 e 15 meses de idade, para garantir a imunização contra sarampo, caxumba e rubéola.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.