Vacinação contra gripe e sarampo é ampliada em Santa Catarina
Foto: Secom SC

Devido à baixa procura pelas vacinas e a proximidade do fim das campanhas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina e os municípios catarinenses decidiram ampliar o público-alvo das Campanhas de Vacinação contra a gripe e contra o sarampo.

A partir desta sexta-feira (27), além das pessoas dos grupos prioritários que já estavam elencadas para receber as vacinas, também poderão ser vacinadas crianças de 5 a 11 anos de idade e todos os trabalhadores da saúde, como médicos veterinários, profissionais de educação física, entre outros, mesmo que não atuem em estabelecimentos de assistência e vigilância em saúde. 

A decisão de ampliar as Campanhas foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada na tarde desta quinta-feira (26) e levou em consideração a grande quantidade de vacinas ainda disponíveis nos municípios.

As Campanhas de Vacinação contra a gripe e contra o sarampo tiveram início no dia 4 de abril e seguem até o dia 3 de junho. O principal objetivo é alcançar as metas de vacinação de 90% para a gripe e de 95% para o sarampo. No entanto, faltando pouco mais de uma semana para o término das Campanhas, as coberturas estão em 45% para a gripe e 33% para o sarampo (48% para os trabalhadores da saúde e 24% para as crianças).

Vacina contra a gripe para toda a população

A partir do dia 6 de junho, os municípios que ainda tiverem doses da vacina contra a gripe disponíveis poderão ampliar a vacinação para toda a população, independentemente da faixa etária, enquanto durarem os estoques. A Secretaria Estadual de Saúde orienta que a população procure informações sobre os locais e os horários de vacinação junto à Secretaria de Saúde do município de residência.

Com relação à vacina contra o sarampo, após o fim da Campanha, as doses seguem disponíveis nos postos de saúde para aplicação de rotina, seguindo o Calendário Nacional de Vacinação. De acordo com o Calendário, a dose da vacina deve ser aplicada aos 12 (1 ano) e aos 15 meses (1 ano e 3 meses). Pessoas que não foram vacinadas ou não lembram se receberam a vacina podem fazer a vacinação até os 59 anos de idade, sendo que pessoas até 19 anos devem ter duas doses e pessoas de 20 a 59 anos apenas uma dose.