Santa Catarina decidiu que vai vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19 sem prescrição médica. A decisão foi tomada durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nesta segunda-feira (27), com representantes do Estado e dos municípios catarinenses. A exigência será que a criança esteja acompanhada pelos pais e/ou responsáveis e que seja apresentado um documento de identificação.
A decisão foi tomada considerando a aprovação da Anvisa de uso da vacina Pfizer para a imunização contra covid-19 de crianças de 5 e 11 anos de idade baseada nas evidências científicas disponíveis que conclui que o imunizante, quando administrado no esquema de duas doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, é seguro e eficaz na prevenção da covid-19 sintomática, da evolução para casos graves potencialmente fatais ou condições que podem ser causadas pelo vírus.
A CIB destaca ainda que a vacina aprovada para a imunização das crianças é diferente daquela utilizada para a vacinação das pessoas maiores de 12 anos . As vacinas utilizadas para pessoas com 12 anos ou mais tem uma composição de 30 microgramas por dose e está identificada com uma tampa roxa. Já a vacina que será aplicada nas crianças de 5 a 11 anos terá o equivalente a um terço da fórmula “padrão” (10 microgramas por dose) e será identificada com uma tampa laranja.
A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES) vê importância da vacinação deste público e aguarda informações oficiais do Ministério da Saúde (MS) quanto à aquisição das doses, bem como orientações técnicas sobre o prazo para inclusão de crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19. No estado, a população na faixa etária dos 5 aos 11 anos está estimada em 642.800 crianças.