A Secretaria Municipal de Saúde de Imbituba, através da Vigilância em Saúde, confirmou mais oito focos do mosquito Aedes aegypti nesta última semana. Com isso, o município chega a 36 focos identificados. O bairro Sagrada Família segue como o local onde se concentra o maior número de focos.
Segundo dados da Vigilância em Saúde, já foram detectados focos nos bairros:
- Sagrada Família – 14
- Centro – 8
- Nova Brasília – 5
- Porto da Vila – 4
- Vila Nova – 3
- Itapirubá – 1
- Campo da Aviação – 1
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), Imbituba é considerado infestado pelo mosquito. No entanto, no primeiro boletim epidemiológico sobre o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) desse ano, a DIVE aponta uqe o município possui baixo risco de transmissão de dengue.
Ainda assim, é importante que a população colabore para eliminar os focos do mosquito. Desde o ano passado, a Prefeitura de Imbituba está com uma campanha de conscientização sobre os perigos da propagação do Aedes aegypti. A intenção do município é lembrar os moradores dos riscos de se manter os terrenos sujos, cheios de mato e com materiais que possam acumular água.
A água parada em pneus, vaso de planta, lata ou outro recipiente contribui para a propagação das larvas do mosquito da dengue.