Tubarão há uma década não registra de nascimento de crianças com o vírus HIV
Foto: Divulgação/Decom/PMT

O mês de dezembro é marcado pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que traz um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e do tratamento do HIV, vírus sexualmente transmissível que afeta o sistema imunológico, mas que se tratado adequadamente não evolui para a Aids. Nesta semana, Tubarão recebeu, em Brasília, o Selo de Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, certificação dada pelo Ministério da Saúde em reconhecimento ao resultado do trabalho realizado em parceria entre a Atenção Básica, a Vigilância Epidemiológica, a Regional de Saúde e o Centro de Atendimento Especializado em Saúde (CAES).

Este trabalho alcançou resultados muito positivos, como, por exemplo, a marca de mais de 10 anos sem o registro de nascimento de crianças com o vírus HIV na cidade. “Estamos muito felizes com essa certificação, pois ela servirá de motivação para alcançarmos a tão sonhada Eliminação da Transmissão Vertical do HIV no município de Tubarão”, exalta e comemora Iva Henrique Tibúrcio, farmacêutica que responde atualmente pelo CAES.

Estiveram na capital federal para receber o prêmio, em nome da Fundação Municipal de Saúde e da cidade, Geórgia de Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, e a enfermeira do CAES Michella Vicente.

O PRÊMIO – A premiação tem por objetivo certificar 73 municípios e quatro estados que alcançaram as metas de impacto e de processo para a certificação da eliminação e/ou obtenção de selos de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical de HIV e/ou sífilis como problemas de saúde pública no Brasil.

Esta certificação é oferecida e regulamentada pelo Departamento de HIV, AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – DATHI, da Secretaria de Vigilância em Saúde em Ambiente do Ministério da Saúde.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.