A Secretaria de Saúde de Tubarão divulgou, nesta quarta-feira (15), o primeiro levantamento sobre os focos do mosquito Aedes aegypti em 2025. Até agora, foram identificados 11 focos na cidade, distribuídos nos bairros Oficinas (5) , Fábio Silva (2), Dehon (1), Passo do Gado (1) e Morrotes (1).
Além disso, o boletim informa cinco notificações de casos suspeitos de dengue. Desses, três foram descartados, e dois aguardam resultados laboratoriais. Nenhum caso foi confirmado até o momento.
Santa Catarina também enfrenta desafios no combate à dengue. O estado fechado 2.102 casos prováveis entre 29 de dezembro de 2024 e 13 de janeiro de 2025, distribuídos em 107 municípios. No mesmo período, foram detectados 1.487 focos do mosquito em 145 cidades catarinenses, destacando o aumento da incidência em comparação ao início de 2024.
O secretário estadual de Saúde, Diogo Demarchi Silva, enfatizou a importância do envolvimento coletivo:
“Eliminar os focos do mosquito é uma responsabilidade de todos. O Governo, os municípios e a sociedade precisam unir esforços para proteger a população e reduzir os casos da doença”.
Em 2024, Santa Catarina registrou 340 mortes causadas pela dengue, um recorde alarmante que levou o estado a decretar situação de emergência.
Como combater o Aedes aegypti
- Evite água parada: Não deixe recipientes como pneus, garrafas e pratinhos de plantas acumularem água.
- Mantenha as lixeiras tampadas: Não acumule entulhos ou materiais aplicados sem uso.
- Piscinas e tanques: Trate piscinas com cloro ou evacuação completamente.
- Denúncias: Moradores podem relatar possíveis focos do mosquito pelo telefone (48) 3621-9051, pelo e-mail ouvidoria @tubarao .sc .gov .br ou presencialmente no Facilita Tubarão, na Rua Teresa Cristina, 236, Oficinas, de segunda a sexta -feira, das 12h às 18h.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.