O número de focos do Aedes aegypti em Tubarão chegou a 146 em 2025, conforme atualização da Vigilância Sanitária nesta quarta-feira (5). O mosquito é transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Na última semana, o total era de 128 focos, mostrando um aumento preocupante na cidade.
Entre os bairros mais afetados, Oficinas lidera com 52 focos. Em seguida, aparecem Vila Esperança, com 20, Centro, com 19, Santo Antônio de Pádua, com 17, e São João Margem Esquerda, que tem 11. Outros bairros como Dehon, Humaitá e Monte Castelo também registraram casos, assim como diversas outras regiões da cidade, onde os números variam entre um e dois focos.
Atualmente, há 28 notificações de dengue, sendo 21 casos descartados e sete ainda sob análise. Até o momento, nenhum caso da doença foi confirmado na cidade em 2025.
As autoridades reforçam a importância da colaboração da população para conter a proliferação do mosquito. A recomendação é manter terrenos limpos, eliminar qualquer recipiente que possa acumular água e denunciar possíveis focos. As denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal, pelo telefone (48) 3621-9051, pelo e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br ou presencialmente no Facilita Tubarão, localizado na Rua Teresa Cristina, 236, no bairro Oficinas, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.
