O uso de máscaras de proteção voltou a ser recomendado em Santa Catarina. A orientação vem da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), por meio de uma nota de alerta, após um aumento no número de casos e mortes por síndromes respiratórias no estado.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), nas últimas semanas o número de consultas de crianças com sintomas respiratórios tem crescido, e a taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátrico alcançaram 100% de ocupação.
Segundo dados do último boletim epidemiológico, desde dezembro, Santa Catarina já registrou 157 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), por influenza. Deste total, 28 pacientes morreram.
Recomendações
Além do uso de máscara de proteção, as autoridades de saúde reforçam que as vacinas contra a covid-19 e a gripe seguem disponíveis nos municípios.
Em Tubarão, a vacinação contra a influenza está sendo feita nos postos de saúde, na Policlínica, e no ônibus “Saúde Mais Perto de Você”, que circula pelos bairros.
Já a vacina contra o coronavírus, está sendo oferecida no ônibus e na Policlínica Central.
“Não podemos relaxar, pois daqui a pouco podemos ter um novo pico relacionado à doença, porque as pessoas não estão vacinadas. Quem tem mais de 60 anos, já está na hora de fazer a quarta dose”, recomenda o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol.