Após ataque em Blumenau, Governo de SC colocará profissional armado em cada escola estadual em até 60 dias
Foto: Eduardo Valente/SECOM

A segunda-feira (10) marcou os primeiros 100 dias do governo Jorginho Mello em Santa Catarina. Para isso, foi realizada uma coletiva de imprensa, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. No ato foi lançado o programa Santa Catarina Levada a Sério, que permitirá a retomada de convênios e repasses para as prefeituras catarinenses, destravando obras e investimentos.

Durante a coletiva, foram anunciadas também pelo governador cinco ações para garantir mais segurança nas escolas catarinenses:

  • Ronda escolar reforçada já desde o dia 5 de abril e mantida de forma contínua;
  • Ter dentro de cada uma das 1.053 escolas estaduais um profissional de segurança armado, experiente e pronto para agir;
  • Protocolo de treinamento de professores para reação rápida e segura;
  • Estruturação de um centro integrado de operações policiais, aumentando ainda mais a velocidade de resposta das instituições em cenários de emergência;
  • Criação de um Comitê Permanente de Segurança nas Escolas para monitorar a implantação das ações, avaliar resultados e sugerir novos esforços.

“Já começamos o processo. A ronda na escola já começou, o vigia na escola já começou. E o homem ou a mulher armada dentro da escola em 60 dias a gente começa. Onde a criança estiver brincando ele [agente de segurança] tem que estar junto. As crianças estão no parquinho ele tem que estar junto”, afirmou.

Em todas as áreas do governo, a mensagem de Jorginho Mello foi pela manutenção do ritmo acelerado imposto nesses primeiros meses.

“O dia a dia nos engole, nos consome. Mas todos os dias precisamos ver como está o cumprimento dos nossos compromissos com a população de Santa Catarina, que precisa ser levada a sério por seus gestores públicos e é esse nosso recado aqui hoje. Analisamos todas as ações do Governo desde 1° de janeiro e o levantamento mostrou: já avançamos muito”, disse Jorginho.