Clínica de reabilitação é interditada após denúncias de maus-tratos e cárcere privado
Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Uma operação realizada na Praia do Rosa, em Imbituba, levou à interdição de uma clínica de reabilitação suspeita de manter pacientes em situação de cárcere privado e sob maus-tratos. A ação, chamada Operação Freedom, contou com a participação da Vigilância Sanitária, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social do município.

As investigações começaram após denúncias de irregularidades no local. Durante uma vistoria da prefeitura, no dia 8 de outubro, pacientes relataram que estavam internados contra a vontade e que sofriam diversos tipos de abusos.

Nos dias seguintes, 9 e 10 de outubro, equipes da Polícia Civil ouviram depoimentos de mais de 20 internos e apreenderam materiais que servirão como prova na investigação. Entre os relatos, estão alimentação insuficiente, uso de força física para contenção, aplicação de sedativos como punição e restrição de contato com familiares.

A clínica se apresentava nas redes sociais como um centro de reabilitação em dependência química, oferecendo terapias psicológicas e prometendo “natureza, acolhimento e transformação”.

Com base nos depoimentos e nas evidências coletadas, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar os crimes de cárcere privado e maus-tratos, que seguem sob investigação.