Moradores de Capivari de Baixo protestam contra mudanças na marginal da BR-101

O final de semana em Capivari de Baixo foi marcado por uma manifestação dos moradores descontentes com às alterações nos sentidos das pistas na marginal da BR-101, realizadas pela CCR ViaCosteira, concessionária que administra a rodovia. De acordo com os moradores, as mudanças foram feitas sem divulgação prévia e estão prejudicando a mobilidade nos bairros e empresas da área que têm acesso pela marginal da BR. Anteriormente, diversos trechos da via possuíam sentido duplo, mas agora foram transformados em mão única.

Faixas foram levantadas com mensagens de insatisfação, pedindo a necessidade de reformas que beneficiem a todos. Em resposta ao protesto, a prefeitura de Capivari de Baixo divulgou um comunicado informando que a gestão teve participação em reuniões com a CCR ViaCosteira, onde foram apresentadas as propostas para execução do plano de ação. Porém, segundo a administração municipal, em nenhum momento foram mencionadas datas para a implantação do novo sistema de tráfego nas vias marginais.

A prefeita Márcia Roberg Cargnin solicitou uma reunião emergencial com a concessionária, visando aumentar o prazo para a implantação do sistema de tráfego na marginal, pelo menos até que as obras estruturantes estejam totalmente finalizadas. Além disso, a prefeitura está buscando soluções de infraestrutura que minimizem os impactos negativos à população e aos empresários locais.

Em resposta às reivindicações, a CCR ViaCosteira informou, por meio de nota, que as obras de construção das novas vias marginais foram aprovadas pelo órgão regulador ANTT e têm como objetivo garantir a segurança dos usuários da BR-101, eliminando os riscos de acidentes do tipo colisão frontal. A concessionária também se colocou à disposição da comunidade através do serviço de informação ao cliente (SIC) e planeja realizar uma agenda com os órgãos relacionados na próxima semana para dar continuidade à discussão sobre o sentido de tráfego da via.

Segundo um levantamento da CCR em conjunto com a PRF, entre 2020 a 2023 houve o registro de 390 acidentes nas marginas da BR-101 no sentido Laguna-Tubarão, onde 199 pessoas ficaram feridas e duas morreram. Um dos pontos levantado pelos moradores é sobre o Corpo de Bombeiros, que agora terá que aumentar o seu trajeto em 10 minutos para atender as ocorrências na parte central da cidade, já que o retorno mais próximo fica a 7km, em Pescaria Brava.

Não fique de fora do que está acontecendo na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC