Operação policial desmantela organização criminosa responsável por furtos de cargas no sul de Santa Catarina

Na manhã desta quarta-feira, dia 5, uma operação conjunta da Polícia Civil do Paraná (PCPR) está sendo realizada em Morro da Fumaça, com o intuito de desarticular uma organização criminosa envolvida em pelo menos dez furtos de cargas nos estados do Paraná e Santa Catarina.

Ao todo, 39 ordens judiciais estão sendo cumpridas, incluindo 12 mandados de prisão preventiva, 12 bloqueios de contas, 14 mandados de busca e apreensão, além de um sequestro de veículo. A operação também abrange outras cidades, como Curitiba (PR), Barra Velha, Joinville, Santa Rosa do Sul, São Francisco e Tijucas em Santa Catarina.

As investigações conduzidas pela PCPR revelaram que a organização criminosa recrutava motoristas para simular roubos de cargas, porém, na realidade, eles eram cúmplices no furto das cargas e dos caminhões. Os motoristas compareciam às delegacias para registrar boletins de ocorrência falsos, enquanto as mercadorias eram ocultadas.

O delegado André Feltes, responsável pelo caso, destaca a divisão de tarefas bem estabelecida dentro da organização criminosa. Segundo ele, os líderes acompanhavam os motoristas até o local onde pernoitariam, enquanto outros membros desligavam os sistemas de rastreamento dos veículos e permaneciam com os motoristas até que as cargas fossem escondidas e, somente então, se dirigiam à delegacia para realizar o registro fictício.

Os suspeitos estão sendo investigados por crimes como organização criminosa, falsa comunicação de crime, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e furto qualificado. A operação policial representa um importante passo no combate a essa rede criminosa que vinha causando prejuízos significativos nos setores de transporte e logística na região, além de trazer um alento para as vítimas desses delitos.

Não fique de fora do que está acontecendo na sua região, entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC