O programa Rede de Segurança Rural está sendo implantado em São Ludgero. O projeto é uma iniciativa da Polícia Militar e busca uma integração maior com as comunidades do interior do município no desenvolvimento de ações preventivas e atuações no combate à criminalidade. Nos bairros Serrinha e Mar Grosso a iniciativa já está completamente inserida. Nas demais localidades, a implantação está em andamento.
O programa inclui rondas, visitas preventivas a propriedades e a formação de grupos de WhatsApp que terão policiais inseridos tanto para orientar e receber informações importantes sobre movimentações suspeitas. Cada propriedade cadastrada receberá uma placa identificativa que faz parte do projeto. Além disso, as famílias são orientadas a usarem o aplicativo PMSC Cidadão e ligar para o número 190.
Para o comandante do Destacamento da Polícia Militar de São Ludgero, sargento Arcione Oenning Dacorégio, a parceria é uma contribuição mútua. “Acreditamos que os grupos, com a participação de policiais, representarão um avanço muito grande nas ações diversas em relação a segurança das famílias e da cidade de forma geral”, destacou.
Em uma solenidade realizada na última quinta-feira (30), o prefeito Ibaneis Lembeck (MDB) assinou um termo de compromisso para compra de uma nova viatura e também investimentos em armamentos. O evento contou com a presença de autoridades e representantes das comunidades do interior. “Com a participação de todos, de forma integrada, vamos aumentar a proteção de nossa amada São Ludgero com uma resposta mais rápida e eficiente da Polícia Militar”, disse o chefe do executivo.