Ciclone se move para alto mar e favorece condição de chuva para o início da semana
Foto: Divulgação

A formação de uma depressão subtropical, identificada pela Marinha do Brasil, na última sexta-feira (16), que deve evoluir para tempestade subtropical, se move em alto mar, na altura da região Sudeste do Brasil, para o sul. Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, a rotação dos ventos associados ao sistema faz com que haja aporte de umidade do oceano para o continente, o que deixa o tempo nublado e com condição para chuva a qualquer deste domingo (18) no leste catarinense, que por vezes pode ser intensa e na forma de temporais.

Na segunda-feira (19), o ciclone deve seguir em alto mar, descendo para latitudes entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. De forma geral, ele segue mantendo o fluxo de umidade do mar para o continente e favorecendo a ocorrência de chuvas e temporais isolados no litoral, intercaladas por períodos de melhoria.

Na terça-feira (20), o ciclone deve continuar a trajetória para sul, ainda em alto mar. A condição do tempo em Santa Catarina deve ser nublado no litoral, com possibilidade de chuviscos isolados. Nas demais regiões, o tempo fica mais encoberto em relação ao dia anterior e há possibilidade de temporais, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná. 

A meteorologista da Defesa Civil Estadual, Elen Pelissaro, ressalta que na quarta-feira (21), o ciclone deve se mover ainda mais para sul, mas ainda permanecendo em alto mar na altura do Rio Grande do Sul. Na quinta-feira (22), a projeção da maioria dos modelos indica o início da dissipação do sistema. “As incertezas associadas à previsibilidade deste sistema também afetam a previsão do tempo para Santa Catarina”, destaca. 

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.