A quinta-feira (02) será um dia de tempo instável em SC, e inicia com condições para pancadas de chuva e temporais do Grande Oeste ao Litoral Sul. Devido a formação e avanço de uma frente fria pelas áreas de divisa com o RS, as instabilidades ganham força e os temporais intensificam ao longo da tarde e se estendem para as demais regiões do estado. O risco associado aos temporais é moderado a alto e se mantém alto a muito alto para deslizamentos e inundações. O vento sopra de quadrante leste/nordeste com intensidade fraca a moderada, e rajadas entre 45 e 65 km/h do Grande Oeste ao Litoral Sul ao longo do dia. As mínimas variam entre 15 e 20°C no Oeste, Extremo Oeste e no litoral e marcam entre 9 e 15°C nas outras áreas. À tarde as máximas oscilam entre 19 e 27°C, no Oeste e Extremo Oeste e variam entre 13 e 19° no restante do estado. O mar fica agitado, com ondas de direção sudeste e alturas entre 1,0 e 1,5m e picos em torno de 2,0m da Grande Florianópolis ao Litoral Sul e pouco agitado,com ondas entre 1,0 e 1,5m com picos de 2,0m no Litoral Norte.
Sexta-feira (03)
Na sexta-feira (03) o tempo instável segue predominando no estado, com ocorrência de chuva intensa e volumosa em toda as regiões. Isso acontece, por influência de uma frente fria, que avança por SC associada a um ciclone extratropical entre o Uruguai e a costa do RS. Entre a tarde e à noite a chuva vai perdendo intensidade em função do afastamento da frente fria e do avanço de uma massa de ar seco e frio na sua retaguarda. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas às chuvas. O Vento sopra de direção noroeste, virando de oeste/sudoeste ao longo da tarde do Grande Oeste aos planaltos e de direção Oeste/Sudoeste ao longo da noite nas áreas costeiras, com rajadas entre 45 e 75 km/m (podendo pontualmente ultrapassar esses valores). O risco é moderado para ocorrências relacionadas ao vento. As temperatura mínimas variam entre 14 e 19°C e as máximas oscilam entre 17 e 27°C pelo estado.Devido aos acumulados observados nos dias anteriores, se mantém o risco alto a muito alto para deslizamentos e inundações. O mar fica agitado, com ondas de leste entre 2,0 e 2,5m e picos de 3,0m no Litoral Sul, e entre 1,5 e 2,0m com picos de até 2,5m da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte, com risco moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca.
Sábado (04)
No sábado (04), com a atuação de uma massa de ar frio e seco, o tempo estabiliza e o dia inicia com variação de nuvens que vão dando lugar ao sol, que predomina no estado a partir da tarde. O vento sopra de direção sul/sudoeste com rajadas moderadas a pontualmente fortes do Meio-Oeste ao litoral (entre 45 e 75 km/h, pontualmente ultrapassando estes valores), o risco associado ao vento é moderado. As temperaturas mínimas diminuem em relação aos dias anteriores, marcando entre 3 e 11°C do Grande Oeste aos planaltos e variando entre 9 e 16°C no litoral e Vale do Itajaí. As máximas oscilam entre 18 e 27°C no litoral, Planalto Norte e Vale do Itajaí e variam entre 14 e 19°C no restante do estado. Devido aos acumulados de chuva dos dias anteriores, o risco segue alto para deslizamentos. O mar continua agitado, com ondas de direção sul, com alturas entre 2,0 e 2,5m e picos em torno de 3,0 m do Litoral Sul à Grd. Florianópolis, e entre 1,5 e 2,0m com picos de até 2,5m no Litoral Norte, configurando risco moderado para agitação marítima e ressaca.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
O domingo (05), segue sob a influência da massa de ar seco e frio, que deixa o tempo firme com predomínio de sol em todas as regiões catarinenses. O vento perde intensidade e sopra fraco pelo estado de direção sudoeste/sul. O mar fica agitado a muito agitado com picos de ondas entre 3 a 4,0m em toda a costa catarinense, com risco moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima e ressaca.Na segunda-feira (06) a atuação do sistema de alta pressão continua mantendo o tempo firme, com variação de nuvens e predomínio de sol em todo o estado.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.