Candidatos à Presidência da República, aos governos dos estados e aos cargos de senador, deputado federal, estadual e distrital saem, a partir desta terça-feira (16), em busca dos votos de 156,4 milhões de eleitores aptos a exercer o direito ao voto nas eleições de outubro.
Pela legislação eleitoral, os candidatos estão autorizados a fazer caminhadas, carreatas com carro de som e a distribuir material de campanha até as 22h. A campanha vai até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno.
Os comícios poderão ser realizados entre as 8h e a meia-noite, horário que poderá ser prorrogado por mais duas horas no caso de encerramento de campanha. Showmícios gratuitos são proibidos por lei.
Na internet, a propaganda eleitoral pode ser feita em sites e redes sociais, mas deve ser identificada como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação. A propaganda por meio de telemarketing também é proibida.
O impulsionamento de conteúdo por apoiadores é proibido. O disparo de mensagens só pode ser feito aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las.
O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.
Candidatos à Presidência
O Brasil terá 12 candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano. Com o fim do prazo para registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já estão definidos os nomes dos postulantes a ocupar o Palácio do Planalto pelos próximos quatro anos.
Vale lembrar que o TSE ainda julgará todos os registros de candidatura. Isso deverá ocorrer até o dia 12 de setembro. No entanto, os candidatos estão em campanha oficialmente a partir de hoje (16). São eles:
- Ciro Gomes (PDT)
- Constituinte Eymael (DC)
- Felipe D’Avila (Novo)
- Jair Bolsonaro (PL)
- Léo Péricles (Unidade Popular–UP)
- Lula (PT)
- Pablo Marçal (Pros)*
- Roberto Jefferson (PTB)
- Simone Tebet (MDB)
- Sofia Manzano (PCB)
- Soraya Thronicke (União Brasil)
- Vera (PSTU)
*Embora ainda registrada oficialmente, a Executiva Nacional do Pros decidiu nesta segunda-feira (15) retirar a candidatura de Pablo Marçal à Presidência.
Candidatos ao governo de Santa Catarina
- Alex Alano (PSTU)
- Carlos Moisés (Republicanos)
- Décio Lima (PT)
- Esperidião Amin (PP)
- Gean Loureiro (União Brasil)
- Jorginho Mello (PL)
- Jorge Boeira (PDT)
- Leandro Brugnago (PCO)
- Odair Tramontin (NOVO)
- Ralf Zimmer (PROS)
No site DivulgaCand, o eleitor pode conferir as informações de todos os candidatos a todos os cargos.
