Jair Bolsonaro e Jorginho Mello venceram em todas as cidades da Amurel no segundo turno; veja números
Fotos: Divulgação/Denner Ovidio/Rovena Rosa/Tomaz Silva

Na Amurel, o presidente Jair Bolsonaro (PL) repetiu a votação expressiva da primeira etapa do pleito e foi o mais votado nos 18 municípios da região no segundo turno das eleições. Ao todo, o então candidato a reeleição fez 163.847 votos no último domingo (30). Ele teve em média 72,96% dos votos válidos na região.

Lula (PT), que foi eleito o novo presidente da República, alcançou 67.331 votos neste segundo turno na Amurel. O petista teve em média 27,04% dos votos válidos locais.

Novamente, Rio Fortuna lidera o ranking regional com o maior número de eleitores do atual presidente. No município, 84,89% dos votos válidos foram para Bolsonaro. Em seguida, mais uma vez, está Treze de Maio, com 83,01%.

Assim como no primeiro turno, o presidente eleito foi melhor em Imaruí, onde alcançou 45,94% dos votos válidos. Depois, novamente, aparece Imbituba, com 41,34%. Mesmo assim, Lula ficou atrás de Bolsonaro nas duas cidades.

Confira no infográfico abaixo os votos válidos por candidato em cada cidade da região.

Votos totais

  • Jair Bolsonaro (PL) – 163.847 votos
  • Lula (PT) – 67.331 votos
  • Nulo – 4.553 votos
  • Branco – 2.919 votos

Confira no infográfico abaixo a distribuição de votos totais por candidato em cada cidade da região.

Eleição estadual

No segundo turno da eleição para o governo de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), eleito governador, foi o mais votado em todos os municípios da Amurel. Colado em Bolsonaro, o senador conseguiu repetir o bom desempenho de seu padrinho político na região. No entanto, fez menos votos totais que o atual presidente. Ao todo, Jorginho teve 160.695 votos nos 18 municípios.

Décio Lima (PT) somou 62.257 votos na Amurel. Ele também teve uma votação menor que seu correligionário Lula.

Jorginho teve o seu melhor desempenho na região na cidade de Rio Fortuna, onde alcançou 86,29% dos votos válidos. Já Décio teve a sua maior votação em Imaruí, com 44,50%, mas ficou atrás de seu adversário. Os candidatos ao governo estadual tiveram proporções semelhantes à disputa presidencial nos municípios da Amurel.

Confira no infográfico abaixo os votos válidos por candidato em cada cidade da região.

Votos totais

  • Jorginho Mello (PL) – 160.695 votos
  • Décio Lima (PT) – 62.257 votos
  • Nulo – 7.550 votos
  • Branco – 8.136 votos

Os dois candidatos a governador tiveram menos votos que os presidenciáveis. Nesse sentido, o número de votos brancos e nulos foi mais que o dobro na disputa estadual do que na nacional. Esses votos, no entanto, são desconsiderados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que define o candidato eleito apenas com os votos válidos

Confira no infográfico abaixo a distribuição de votos totais por candidato em cada cidade da região.

CLIQUE AQUI e participe do grupo de leitores da UNITV no WhatsApp