Mesmo sem ter conseguido conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília, o vice-prefeito de Tubarão, Caio Tokarski (União Brasil), avaliou como positiva a sua participação nas eleições 2022. Candidato a deputado federal, ele obteve 47.758 votos. Desse total, 24.961 votos foram apenas na Cidade Azul.
Com a votação alcançada, Caio ficou com a segunda suplência do seu partido. Na segunda-feira (3), ele retomou os compromissos de vice-prefeito.
Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (4), na sede da prefeitura, Caio fez um balanço de sua participação no pleito eleitoral e falou sobre o cenário político que está se formando a partir do primeiro turno.
“Meu sentimento é de muita gratidão. Não tenho o direito de ficar triste por dois fatores: Primeiro porque já tenho um mandato e suas responsabilidades; segundo, pela forma como a cidade e a região me acolheram. Foi uma derrota eleitoral, mas uma vitória política. Obtivemos uma votação histórica que não pode ser ignorada”, explicou
Ele parabenizou os deputados estaduais eleitos Pepê Collaço (PP) e Estêner Soratto Júnior (PL). Com a eleição dos dois, Tubarão volta a ter representantes no legislativo estadual depois de oito anos. A última vez foi entre 2011 e 2015 com o atual prefeito Joares Ponticelli (PP). Assim, a Amurel passará a ter três deputados estaduais, já que Volnei Weber (MDB), de São Ludgero, foi reeleito.
“Caio obteve uma votação histórica na cidade para o cargo de deputado federal e isso é muito gratificante. Então, o nosso sentimento é de alegria e de gratidão. Só lamentamos porque faltou bem pouco para ser eleito, mas só temos a dizer muito obrigado a toda cidade pelo apoio recebido”, comentou o prefeito.
Caio Tokarski falou também sobre outras questões como: votação na região da Amurel e no Estado e situações tradicionais que envolvem uma campanha eleitoral. Questionado sobre o futuro político nas eleições de 2024, Caio disse que a prioridade agora é a continuidade do atual mandato, ajudando o prefeito Joares a administrar a cidade e que esse assunto será tratado no momento oportuno.
Os dois declaram apoio a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e a Jorginho Mello (PL), que disputa o segundo turno para o governo de Santa Catarina.