Estudantes do SENAI de Tubarão ficam em primeiro lugar em desafio nacional
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Estudantes do curso técnico em Administração do SENAI de Tubarão ficaram em primeiro lugar no Desafio SENAI de Projetos Inovadores (DSPI). O desafio envolveu 2,6 mil projetos de todo o Brasil. A proposta do prêmio é fomentar o uso da Metodologia SENAI de Educação Profissional e o empreendedorismo como processo de inovação pela educação.

O projeto que deu aos estudantes o primeiro lugar no desafio tinha o objetivo de realizar adaptações com segurança e ergonomia em máquina de costura para utilização dos cadeirantes paraplégicos, além de proporcionar ao empregador do setor têxtil possibilidades de acessibilidade, a fim de facilitar a contratação desses cadeirantes e facilitar o acesso deles no mercado de trabalho.

Para o professor e coordenador dos trabalhos realizados em Tubarão, Marcos Fortunato, este projeto é de grande relevância e tem caráter muito especial, pois desde o início os estudantes do curso técnico em Administração, buscaram estudar e desenvolver algo que gerasse um impacto social.

O estudante e integrante do grupo ganhador do projeto, Marcelo Batista Filho, afirma que ter ganho este desafio demonstra uma grande honra. “Representar o SENAI de Tubarão e o de Santa Catarina em nível nacional e ainda colocar o curso técnico de Administração em primeiro lugar é algo inigualável para nós. Somos muito gratos ao SENAI, ao corpo docente e à coordenação por terem nos proporcionado a todo momento infraestrutura, incentivo e apoio. Se chegamos até aqui foi porque esses gigantes que nos acompanharam, nos colocaram sobre seus ombros e nos guiaram até esta conquista”, afirma.

O gerente de operações do SENAI, Valmir Cabral, explica que a instituição possui inúmeras possibilidades de desenvolvimento para o empreendedorismo e inovação.

“Programas como o DSPI, fazem com que alunos e professores possam extrapolar o ambiente de sala de aula em aplicações práticas e direcionadas para a solução de problemas complexos da comunidade e das indústrias. Estamos muito felizes e orgulhosos do resultado obtido, certos de que continuaremos incentivando a comunidade escolar em iniciativas como essa”.

“Os projetos integradores aliam a teoria à prática. Faz com que o estudante experimente no ambiente escolar os desafios que vai encontrar no mercado de trabalho. Os alunos trabalham a criatividade, a pesquisa e o trabalho colaborativo. Neste contexto, o estudante chega às empresas mais preparado, garantindo assim melhores condições de empregabilidade.” explica o diretor regional do SENAI e diretor de educação e tecnologia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Fabrizio Machado Pereira.