A prefeitura de Imbituba planeja obter um financiamento de R$ 40 milhões com a Caixa Econômica Federal para tirar do papel uma série de obras. O objetivo da administração municipal é buscar o recurso por meio do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Por meio dessa modalidade, o ente público pode buscar o apoio financeiro para diversas ações orçamentárias, tais como, investimentos em infraestrutura, mobilidade, equipamentos, iluminação, construções, entre outros.
Os projetos contemplados seriam as obras de drenagem e pavimentação da avenida Santa Catarina, no Centro, de revitalização da Lagoa da Bomba, no Paes Leme, e as construções de uma Policlínica Central e do novo Ginásio de Esportes Olivar Francisco. A intenção é executar essas obras nos próximos dois anos.
Na última semana, o prefeito em exercício de Imbituba, Clésio do Marcão, esteve reunido com os gerentes regionais da Caixa para tratar do tema. O município está reunindo a documentação necessária para buscar este financiamento.
Mas, antes da assinatura do contrato com o banco, um Projeto de Lei deverá ser encaminhado aos vereadores de Imbituba. A intenção é que o documento seja levado à aprovação do legislativo nos próximos dias.
Sendo aprovado o Projeto de Lei, o documento retorna ao Executivo para a sanção do prefeito. A partir daí, o contrato com a Caixa Econômica Federal poderá ser assinado e, a liberação do recurso, ocorrerá após o período eleitoral.