O PT confirmou o nome de Décio Lima, de 61 anos, como candidato a governador de Santa Catarina nas eleições 2022. O nome do vice ainda não foi anunciado. O partido terá apoio de uma frente formada por partidos de esquerda. A aliança lançará Dário Berger (PSB) como candidato à reeleição ao Senado. A convenção da legenda ocorreu na noite desta segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.
Décio vai liderar a chamada Frente Democrática, coalizão formada por PT, PSB, Solidariedade, PC do B e PV. O PSOL, Rede e PDT também vinham participando da formação da aliança, mas podem deixar o grupo por falta de espaço na majoritária. Os três partidos promoverão seus encontros no sábado (30). Os pedetistas devem lançar o ex-deputado Jorge Boeira como candidato a governador.
A vaga de vice na chapa ainda está em aberto e será definida até 5 de agosto. O posto deve ser oferecido ao PDT, numa tentativa de trazer os pedetistas de volta a coalizão. Também tem ganhado força o nome da vereadora de Chapecó Marcilei Vignatti (PSB).
A convenção do PT também aprovou o nome de 13 candidatos a deputado federal e 36 a deputado estadual. Na região da Amurel, foram lançados o empresário Constantino Rodrigues de Freitas e psicóloga Aparecida da Silva à Câmara Federal, e o jornalista Matheus Madeira para a Alesc.
Décio Lima é advogado e professor. Ele foi deputado federal por três mandatos, deputado estadual e vereador de Blumenau e prefeito duas vezes do mesmo município. O político também concorreu ao governo do estado em 2018. Atualmente, ele é presidente do PT em Santa Catarina.